fbpx

5 dicas de organização financeira para micro e pequenas empresas

A organização financeira para micro e pequenas empresas é uma etapa importante para que se possa obter sucesso e resultados sempre melhores. Neste artigo, vamos indicar cinco dicas de organização financeira que são importantes e até decisivas para que o sucesso de seu negócio seja mais efetivo e duradouro.

Muitas vezes, a preocupação do empreendedor é com a produção e suas vendas. Por isso, o foco se volta para essas áreas. Porém, se a parte financeira não for adequadamente tratada, certamente os resultados obtidos com o aumento das vendas serão comprometidos, de forma rápida e sem retorno.

Ter controles sólidos e preocupação com organização financeira pode se refletir em ganhos reais e seguros para seu negócio. Veja as dicas para o sucesso das finanças corporativas a seguir.

1 – O orçamento é base da organização financeira para micro e pequenas empresas

Uma organização financeira para micro e pequenas empresas, de forma adequada, deve considerar como prioridade a adoção de um orçamento anual.

Esse controle passa a ser a ferramenta mais importante para um negócio, pois define as expectativas de receitas e despesas que possibilitarão alcançar os resultados esperados, assim como efetuar ajustes necessários para atingir previsões iniciais e não ser surpreendido por fatores inesperados, positivos ou negativos.

Além do orçamento, trabalhar com dados contábeis através de análise dos balancetes mensais é uma forma de identificar com exatidão a situação contábil e fiscal da empresa de forma contínua.

2 – Segregar despesas pessoais das que são referentes a seu negócio

Normalmente, uma empresa de menor porte possui menos controles e rigidez quanto a utilização de recursos corporativos para gastos pessoais de seus proprietários.

Esse é um erro fatal, pois a facilidade em recorrer ao caixa e estoques da empresa sem quaisquer controles acaba permitindo que os resultados sejam drenados sem maior percepção, além de possibilitar a ocorrência de desvios ou fraudes sem identificação.

Uma organização financeira para micro e pequenas empresas passa por rigidez de controles e de procedimentos que possam preservar o negócio e mantê-lo em funcionamento de forma saudável para resultar em lucratividade.

3 – Implantar um controle de fluxo de caixa

Para obter uma organização financeira para micro e pequenas empresas adequada, é necessário implantar uma ferramenta de fluxo de caixa.

Lembrando sempre que o fluxo de caixa tem por objetivo o controle de toda  movimentação financeira da empresa, isto é, entradas e saídas, e previsões de movimentações.

Essa última é importante para demonstrar com exatidão o que o empreendedor pode esperar de eventos futuros e que podem não estar sendo considerados e, desta forma, auxiliar a indicar a necessidade de obtenção de recursos futuros para honrar seus compromissos.

Controlar de forma adequada o fluxo de caixa é fundamental para se antecipar a ocorrências que impactarão nos resultados, mas, acima de tudo, para poder redirecionar as estratégias empresariais.

4 – Atuar sobre gastos excessivos ou desnecessários

A organização financeira para micro e pequenas empresas depende de ter controles sobre suas operações administrativas, produtivas e comerciais. Para isso, é necessário contar com a informação sobre esses dados de forma correta e segura.

Conforme já mencionamos anteriormente, utilizar balancetes contábeis permite uma visão geral e a possibilidade de detalhar os gastos que mais estão afetando seus resultados, assim como outros ofensores que possam impactar nos seus lucros.

Utilizar essa ferramenta para atuar em despesas e custos é importante para poder direcionar os esforços gerenciais em ajustar os resultados e melhorá-los sempre, utilizando uma base efetiva de fatos e dados onde se pode realizar ajustes que impactarão efetivamente em resultados.

5 – Utilizar a tecnologia como aliada de seu negócio

A organização financeira para micro e pequenas empresas passa também pela adoção de sistemas de controle que auxiliem à adequada gestão de recursos, visando melhores resultados.

Investir em uma ferramenta de sistemas que controle seu setor de contas a receber, contas a pagar, estoques, saldos de aplicações e de conta corrente, custos e despesas é essencial para obter os melhores resultados.

Esse tipo de controle permite liberar o empreendedor para cuidar da parte estratégica da empresa, sem perder o controle de seu negócio.

Considerações finais sobre organização financeira para micro e pequenas empresas

Agora que você já tem várias informações sobre a organização financeira para micro e pequenas empresas, já pode passar a atuar sobre os tópicos indicados no presente artigo, para que sua empresa possa melhorar o faturamento.

Comente sobre o que achou de nosso post e isso nos ajudará a desenvolver outros temas, sempre com o objetivo de lhe trazer mais informações importantes para seu negócio.

Comments are closed.