fbpx

Boas práticas financeiras que você precisa adotar!

Para uma empresa ser bem-sucedida, é necessário implantar uma sequência de boas práticas financeiras que auxiliem a gestão do negócio e possa garantir a obtenção de resultados cada vez mais positivos e seguros.

Evitar dívidas, ter controles e atuar sobre as operações são alguns fatores determinantes para que uma empresa possa ser competitiva e tenha um diferencial de mercado, com vistas à expansão.

Neste artigo, vamos acompanhar algumas medidas que não podem ser desprezadas para que sua gestão seja eficiente e atinja resultados cada vez melhores.

1. Focar inicialmente no orçamento como uma das boas práticas financeiras

Para que uma empresa possa ter boas práticas financeiras, torna-se necessário que adote um orçamento anual adequado às suas projeções e metas.

Tudo de modo a que seja acompanhado periodicamente para a necessidade eventual de se realizar ajustes e, consequentemente, atuar sobre questões que não estejam adequadamente cumpridas pelo negócio.

Estabelecer, ao final de um ano, o orçamento para o ano seguinte é o passo básico como ferramenta de controle das finanças para evitar surpresas. E, assim, não haverá razão para ajustar os processos, pois será muito mais simples atingir metas traçadas previamente.

Essa, como vimos, é uma etapa fundamental e deve ser realizada de forma bastante cuidadosa e detalhada. Essa é a melhor maneira para atender às expectativas do empreendedor.

2. Adotar sistema de controle adequado e integrado

Adotar um software de gestão financeira integrada é um passo para garantir boas práticas financeiras.

Muitas empresas mantêm controles em planilhas eletrônicas ou até mesmo no papel. Entretanto, isso é um fator de risco enorme para a empresa, pois normalmente dados armazenados dessa maneira podem ser perdidos ou manipulados de forma indevida e trazer consequências desastrosas para a gestão.

Planilhas e outros tipos de recursos não podem ser considerados simplesmente como forma de controle, mas sim como processo para tratar informações originadas dos próprios sistemas de controle.

Uma gestão moderna, ágil, assertiva e segura não pode prescindir do uso de sistemas integrados e que garantem informações consistentes e completas.

3. Trabalhar com custos justos e evitar desperdícios

Entre as boas práticas financeiras no mundo corporativo estão:

· Controle de custos e despesas.

· Ajustar os processos para evitar desperdícios, pois acabam gerando custos substanciais para a empresa e, muitas vezes, não são percebidos.

Ter custos adequados e controlados é um diferencial de mercado importante, pois permite trabalhar com margens de lucros confortáveis e organizar os processos que não estejam bem ajustados para gerar resultados ao negócio.

Portanto, é necessário avaliar, de forma adequada:

· Os custos de compras;

· As despesas administrativas com estoques e avaliação de estratégias tributárias;

· A equipe de trabalho, se conta com um quadro de pessoal adequado e em alto nível de produtividade, por exemplo.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos de atuação sobre esses itens de custos e despesas. Tudo com a finalidade de, primeiramente, evitar pagamentos de juros e multas; e, na sequência, melhorar a estrutura do negócio e sua produtividade.

4. Manter um controle de fluxo de caixa

Entre as boas práticas financeiras, podemos citar a adoção de um controle de fluxo de caixa adequado e que possa ser utilizado de forma cotidiana pelo empreendedor para auxiliar em sua gestão financeira.

Registrar as movimentações de receitas e despesas é fundamental para uma forma adequada de conseguir ter controle sobre as operações da empresa e poder realizar ajustes de fluxo financeiro, evitando surpresas.

5. Ter cuidado em captar recursos e expandir seu negócio

Entre as boas práticas financeiras está a gestão de caixa e a necessidade de captação de empréstimos para capital de giro ou quando ocorrer interesse em expandir seus negócios.

Manter equilíbrio entre receitas e despesas é essencial para não ter de recorrer a empréstimos bancários e se submeter a juros elevados, comprometendo os lucros da empresa.

Estabelecer de forma cautelosa projetos de expansão do empreendimento é outro ponto que deve ser muito bem avaliado para evitar ter de recorrer a linhas de crédito que podem comprometer a saúde financeira de sua empresa.

Para ambos os casos a cautela e a boa gestão são determinantes para não acabar tendo de assumir gastos não previstos.

6. Não confundir as finanças de sua empresa com as pessoais

Este é um dos pontos mais fundamentais entre as boas práticas financeiras que cooperam à saúde da empresa — porém, está entre os de mais difícil execução. Empresas que não segregam essas etapas tendem ao fracasso.

Nunca confunda seu orçamento e fluxo de caixa pessoal com os da sua empresa. Essa é a diretriz para poder manter seu negócio de forma segura e com resultados cada vez melhores.

Boas práticas financeiras envolvem vários fatores importantes e fundamentais para garantir o sucesso de uma empresa. No post de hoje, citamos alguns fundamentais. Gostou do conteúdo? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe as novidades do blog!

Comments are closed.