fbpx

Controle financeiro: principais benefícios para seu negócio

Ter um controle financeiro adequado é garantia de poder conseguir melhores resultados para um negócio, e também uma forma de auxiliar a definir estratégias adequadas para garantir a melhor rentabilidade possível à empresa.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de ter controle financeiro para seu negócio.

Primeiramente, tal tipo de controle permite apurar de forma segura a situação financeira real da empresa e possibilita ter uma administração adequada para definir investimentos e ajustes necessários visando identificar projeções futuras, isto é, possibilitando realizar uma gestão empresarial eficiente.

Afinal de contas, o que é controle financeiro empresarial?

Um controle financeiro eficiente permite ao empreendedor ter um domínio dinâmico da situação de sua empresa e identificar situações de risco à gestão, bem como necessidades de rever estratégias. Através de informações constantes de relatórios disponibilizados em qualquer tipo de dispositivo fixo ou móvel, existe a possibilidade de ser avaliado em qualquer lugar e horário.

Um controle financeiro adequado garante a sobrevivência da empresa e melhoria dos resultados de forma segura, com base em fatos e dados. Sempre buscando um equilíbrio das operações da empresa por meio do controle de suas finanças.

Controle financeiro adequado permite a centralização das informações e a possibilidade de uma gestão bem eficaz. Um controle financeiro deve conter algumas informações para ser eficiente, como, por exemplo:

· Fluxo de caixa;

· Contas a receber;

· Contas a pagar;

· Controle de receitas;

· Controle de gastos.

Veremos um pouco mais sobre cada aspecto do controle financeiro de seu negócio a seguir.

1- Fluxo de caixa

É a representação do total de valores efetivamente recebidos e gastos em determinado período, normalmente considerando as operações diárias de uma empresa e as projeções para próximos períodos.

Permite avaliar as necessidades de obter recursos para manter as operações em funcionamento, ou assegurar que as transações realizadas estão garantindo a entrada de recursos adequadamente.

Tem uma função ainda de identificar desvios que possam ocorrer no período e analisar seus motivos, facilitando o processo de correção. Além disso, permite análise sobre investimentos dos recursos disponíveis para otimizar resultados da empresa.

2 – Contas a pagar e receber

Estas informações são indicadas em controle financeiro para viabilizar as avaliações de equilíbrio entre as expectativas de pagamentos e recebimentos, e podem ser checadas cruzando esses dados com as informações de recebimentos efetivos.

Ao identificar frustrações de receitas e aumento de pagamentos é possível analisar os motivos de tais ocorrências e atuar sobre suas causas de forma mais segura.

Esses dados permitem que a sua empresa realize um adequado planejamento financeiro e se antecipe de eventuais problemas de caixa que podem surgir.

3- Controle de gastos

Se o objetivo é otimizar os processos financeiros, saiba que o o controle de gastos é a parte fundamental  para isso acontecer na sua empresa.

Sua análise comparativa com a previsão orçamentária permite identificar gastos desnecessários ou não realizados, auxiliando a ajustar os resultados da empresa e até mesmo evitando riscos de prejuízos para a empresa.

Ou seja, controlando os gastos é possível ajustar de forma segura os resultados e trabalhar para fortalecer suas margens de lucro.

4- Controle de receitas

Identificando o comportamento de receitas é possível traçar estratégias comerciais diferenciadas que possibilitem aumentar suas vendas.

Receitas devem também ser contempladas em um controle financeiro adequado para que os resultados previstos e orçados venham a ser alcançados e avaliados quanto a necessidades de ajustar a área comercial de uma empresa, para que se garantam as projeções realizadas.

Considerações finais sobre controle financeiro

Vários fatores permitem garantir o sucesso de um empreendimento e a gestão adequada do negócio é a principal forma de conseguir que uma empresa permaneça com crescimento efetivo e com segurança.

Uma das ferramentas de gestão de empresas é a adoção de controle financeiro eficiente que apresente informações de suporte para a tomada de decisão mais adequada a melhoria dos negócios.

Agora que você já possui informações básicas sobre controle financeiro, assine nossa newsletter receba informações periódicas sobre assuntos relacionados a gestão e controles empresariais.

Comments are closed.