Não basta ter apenas um bom sistema de gestão empresarial, é preciso estabelecer estratégias para usá-lo e assim gerar resultados. Em um cenário competitivo, volátil e saturado, empresas têm buscado soluções para se destacar e entregar valor aos clientes.
No entanto, as pequenas e médias empresas têm um grande diferencial em relação às grandes organizações: o relacionamento. Atendimento personalizado e próximo do usuário são “cartas na manga”, fatores determinantes na hora que o cliente vai avaliar e fechar o negócio.
E uma das estratégias que coloca o cliente como “ator principal” no processo de venda e que vem sendo adotada por gestores e equipes de vendas é o CRM, que vem do inglês Customer Relationship Management e significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.
Mas o que é CRM na prática? Como esta estratégia pode ajudar o seu negócio a crescer e conseguir cada vez mais resultados? Vamos descobrir mais sobre isso no post de hoje. Confira!
O que é CRM?
A Gestão do Relacionamento com Clientes, tradução de o que é CRM, já é aplicada nas empresas há algum tempo, desde a época em que o dono do mercadinho da esquina vendia os produtos a granel e conhecia bem cada um dos seus clientes.
Ele mantinha anotações em um caderninho com todas as informações de cada um dos seus clientes, como por exemplo, o que costumavam comprar com frequência, onde moravam, datas de nascimento, etc. A prática dava tão certo que as pessoas que compravam na loja logo se fidelizavam com o atendimento e mantinham compras regulares.
Logo se vê que a aplicação da Gestão do Relacionamento com Clientes já é antiga e desde muito tempo vem dando certo. Mas o que é CRM? A terminologia se refere a este conjunto de práticas, estratégias e tecnologias de negócio focadas no relacionamento com o cliente, como no caso do dono do mercadinho.
Todas as organizações, desde pequenas, médias até grandes empresas, podem fazer uso do CRM no dia a dia empresarial. No entanto, há uma enorme confusão quando se fala em CRM, uma vez que muitos gestores acabam associando-o apenas a um software de gestão. Seu conceito é muito mais amplo.
É que por meio de um sistema de CRM, é possível manter um histórico detalhado de cada cliente, bem como um banco de dados com informações de compra e tempo de relacionamento com a empresa. Um bom software de CRM qualifica a equipe de vendas e cria condições para preparar os leads para a venda.
Como funciona um sistema de CRM?
Além de entender o que é CRM, é importante entender como um sistema CRM funciona. Com ferramentas tecnológicas cada vez mais avançadas, a grande maioria dos sistemas CRM atuais operam em nuvem. A grande vantagem de armazenar as informações numa plataforma online é que todos os dados ficam seguros em um servidor externo e, mesmo que aconteça alguma eventualidade, todo o trabalho estará salvo em um ambiente virtual.
Além disso, por se tratar de um sistema que opera 100% online, é possível acessar todas as informações de qualquer lugar e a qualquer hora, o que permite flexibilidade e mobilidade das equipes de venda sem perder a precisão das informações.
Outra grande funcionalidade de um sistema CRM é a automatização das tarefas. Não se trata apenas de um software que coleta dados de clientes e possíveis compradores, mas é possível gerenciar todas as informações de maneira automatizada, permitindo que a equipe dedique mais tempo as atividades que são mais importantes.
Cadastro automático de clientes e a busca por informações específicas e relevantes da base de dados se destacam como ações de um sistema CRM. Agora que você já sabe o que é CRM e quais suas funcionalidades, vejamos alguns benefícios desta ferramenta!
Benefícios de um sistema CRM
Não se trata apenas de um sistema de vendas ou de automação de cadastro de clientes, a solução do CRM é, na verdade, um “divisor de águas” de empresas frente a uma concorrência cada vez mais acirrada.
Um sistema CRM auxilia na gestão e atendimento ao cliente, além de ser aplicado no suporte e no Sucesso do Cliente. Quando as estratégias de relacionamento interna e externa estão bem alinhadas, os resultados passam a ser alcançados com maior eficiência.
Vejamos alguns benefícios da implementação de um sistema CRM na sua empresa. Fique atento:
1. Informações atualizadas e centralizadas
A primeira grande tradução de o que é CRM é a integração e centralização das informações. Tudo que você precisa saber sobre todos os clientes está disponível num único lugar.
Pode até parecer que as famosas planilhas organizem as informações, mas na hora de encontrar dados sobre os clientes, informações sobre compra, pedidos, valores e datas, fica muito difícil ter uma visão geral e uma boa análise.
Além disso, por ser uma solução em nuvem, todas as informações podem ser acessadas rapidamente, de qualquer lugar e a qualquer hora, otimizando o tempo e ajudando no processo de tomada de decisão. E se alguém atualizar alguma informação de um cliente no sistema? Instantaneamente todos verão em tempo real a nova inserção. Fantástico, não?
2. Aumento da produtividade
O ganho na produtividade é outro grande diferencial de um software CRM. Não apenas porque os processos são automatizados, mas ao contar com um sistema CRM a empresa passa a otimizar as tarefas de rotina e a torná-las mais eficientes.
Com um melhor desempenho das atividades operacionais, a empresa ganha em melhores resultados e consequentemente no aumento da produtividade.
3. Funcionalidades de um sistema CRM conforme a necessidade do negócio
Você só paga pelo que usa. Esta é a grande vantagem da adoção de um sistema CRM, já que grande parte dos modelos atuais deste software funciona no modelo SaaS (Software as a Service).
Isso significa que o sistema CRM é modulado, e o gestor pode escolher a solução que deseja conforme a necessidade do seu negócio. Assim, se a empresa começar a escalar e outras soluções precisarem serem implementadas, é possível recorrer a outros módulos, bastando apenas investir em um plano mais avançado.
Agora que você já sabe o que é CRM e qual sua importância para a empresa, que tal conhecer nossos serviços? A Flexnote conta com um software completo para gestão de micro e pequenas empresas, com um ótimo módulo de CRM integrado. Entre em contato conosco e potencialize seu negócio!
One Comment
Tiago
Excelente artigo. A utilização de exemplos práticos da aplicação da ferramenta como ilustrado o caso das anotações do “dono do mercadinho da esquina” propicia aprendizado, pois identifica-se com o exemplo e consequentemente há um interesse maior.