fbpx

Você sabe quais são os principais benefícios da Integração bancária?

O controle financeiro realizado pelas empresas passa pelo acompanhamento das disponibilidades financeiras que estão alocadas em diversas instituições bancárias, o que leva a uma necessidade de controles adicionais, os quais, muitas vezes, apresentam fragilidades.

Neste artigo, vamos apresentar os benefícios ao se investir em uma solução de integração bancária que permita, de forma segura, apresentar as informações necessárias para uma gestão financeira adequada.

A integração bancária permite visão ampliada das finanças

A integração bancária permite uma gestão simplificada e direta das posições financeiras, por meio da centralização de diversas fontes de informação. Sempre de maneira segura.

Um sistema integrado possibilita controle adequado das disponibilidades e necessidades de ajustes a ser realizados em cada instituição bancária. Através de informações de relatórios gerenciais, passa a existir a possibilidade de uma visão global de todos os compromissos e oportunidades de aplicação de recursos.

Essa centralização de informações fortalece o controle sobre as transações, sendo possível definir perfis de alçada específicos. Servindo para a realização de operações bancárias, desde que somente por pessoal autorizado, mediante uso de senhas específicas.

Automatização dos processos com redução de custos e riscos

A integração bancária possibilita automatizar, portanto, os processos, eliminando a necessidade de controles manuais e levantamentos que gerem mais custos para as empresas. Isso também evita a possibilidade de erros na coleta ou tratamento de dados.

A emissão de relatórios específicos para acompanhamento das operações é um componente bastante importante, que permite fortalecer os controles de acompanhamento e gestão sobre as transações.

Esses relatórios podem ser customizados de acordo com as necessidades específicas de cada empresa e suas demandas da área financeira. Tudo para que o sistema possa ser eficiente, dentro de cada peculiaridade de negócio e gestão.

Ter um processo automatizado e centralizado evita uma série de riscos, além de permitir agilidade considerável em relação a processos manuais, que, com frequência, possibilitam um ambiente favorável a fraudes e desvios, com dificuldade de identificação imediata.

Agilidade dos processos

A integração bancária tem como fator fundamental permitir a garantia de segurança dos processos, que passarão a ser efetuados de forma mais rápida e sem riscos de atividades paralelas. Assim, possibilitando melhor processamento das transações bancárias.

Isso ocorre, porque esse tipo de ferramenta utiliza um fluxo de operações definido no início do processo financeiro. Além disso, o próprio sistema executa toda a verificação de segurança e autorizações de cada perfil de acesso, como vimos anteriormente.

Com a disponibilização de dados em tempo real, essa ferramenta permite uma verdadeira inovação na forma de como se gerencia a área financeira de uma empresa.

Permite a gestão de pagamentos de forma unificada

A integração bancária possibilita um importante instrumento de controle que é a gestão de pagamentos unificada, capaz de centralizar todos os dados bancários em apenas um ambiente de controle.

Isso possibilita maior segurança quanto à realização de desembolsos adequados, sem que haja o risco de incorrer em juros por eventuais atrasos de pagamentos, devido a falhas em controles realizados manualmente.

Um outro aspecto positivo é a melhoria quanto ao acompanhamento de taxas de cobrança e tarifas bancárias, pois o gestor terá essas informações de forma centralizada e com mais possibilidade de controle.

Centralização da emissão de boletos de cobrança

A emissão de boletos de cobrança é uma tarefa que representa diversas possibilidades de risco para as empresas como:

  • Atraso em suas emissões;
  • Cobranças com erros;
  • Falta de emissão de boletos.

Além disso, a necessidade de implantar diversos tipos de acompanhamentos de recebimentos distribuídos em diversos bancos e controles de inadimplência representam riscos consideráveis para o caixa da empresa.

Com o uso de ferramentas de integração bancária, esses riscos tendem a não ocorrer, pois como o controle é sistêmico e centralizado a gestão se torna mais segura e ágil, refletindo em retorno para a empresa.

Considerações finais sobre benefícios de integração bancária

A integração bancária é uma verdadeira exigência em tempos atuais, para que a complexidade de controles a serem exercidos sobre as diversas contas bancárias mantidas pelas empresas. Isso importa, sobretudo, para que transações ocorram sem problemas e com máxima segurança.

Com isso, é necessário adotar a integração dessas contas e efetuar uma gestão centralizada de saldos e aplicações diversas.

A FlexNote disponibiliza essa funcionalidade a seus clientes, para que possam exercer a melhor gestão financeira possível. Sempre contando com o controle centralizado de suas operações bancárias. Assim, otimizando, de forma segura, a gestão financeira da empresa.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa solução.

Comments are closed.