fbpx

Qual a importância de um sistema ERP para microempresas?

ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, significa Planejamento de Recursos Empresariais e tem sido utilizado em empresas dos mais variados portes e segmentos.

A implementação de um ERP otimiza os processos e reduz gastos com a gestão, permitindo que todas as variáveis do negócio possam ser administradas de forma unificada e centralizada: estoque, vendas, faturamento, cadastro de clientes e outros elementos podem ser acompanhados simultaneamente em um único sistema.

Engana-se quem pensa que um sistema ERP é apenas um banco de dados que concentra informações da empresa. O software é uma importante ferramenta de gestão que interliga os diferentes departamentos da organização, para que todos possam se comunicar e utilizar relatórios específicos para a tomada de decisão, como receitas de vendas, por exemplo.

Vejamos com mais detalhes o que é um sistema ERP e qual sua importância para uma boa gestão. Fique atento!

O que é um sistema ERP?

De forma simplificada, os ERPs são sistemas integrados que auxiliam a manter uma gestão eficiente de todas as operações do negócio. Do fluxo de caixa até o balanço contábil, passando pela administração de pessoal, estoque e vendas, todo o trabalho administrativo e operacional da empresa passa a ser automatizado com a implementação de um software ERP.

Mas você deve estar pensando se apenas grandes empresas podem se beneficiar de um sistema ERP, não é mesmo? A resposta é simples: não. Microempresas podem encontrar no mercado sistemas ideais para atender as necessidades do negócio e com preços bem reduzidos, eliminando a burocracia e deixando o microempresário livre para se concentrar nas atividades mais relevantes.

Para que serve um sistema ERP?

Imagine ter que acompanhar as finanças do negócio utilizando anotações ou planilhas de Excel. Complicado, não? O fato é que muitas empresas ainda mantêm estes tipos de controle e acabam prejudicando seriamente o bom funcionamento das atividades, afinal, não há como saber com precisão como anda o caixa.

Um sistema ERP possibilita que o empreendedor conheça por completo todas as transações e movimentações da empresa, mapeando processos, redefinindo estratégias e desenhando um amplo cenário do seu negócio.

O grande diferencial de um sistema ERP é a integração de todos os setores gerenciais da empresa ou dos processos operacionais, administrativos e de produção. Todas as informações passam a compor uma única plataforma.

Mas como funciona um sistema ERP? Simples: um sistema ERP é composto por módulos, cada um deles desempenha um departamento, atividade ou processo da empresa. Por exemplo: uma empresa que trabalha com estoque contrata um módulo de estoque, ou um módulo de folha de pagamento, ou de controle de contas a pagar, enfim, os módulos são interligados e resultam num fluxo de dados seguro e eficaz.

A implementação de um sistema ERP otimiza o tempo de trabalho, reduz custos e permite ganho de produtividade, ao mesmo tempo que torna as informações acessíveis aos mais diversos usuários.

Vantagens de um sistema ERP

Um sistema ERP, como já mencionado anteriormente, é dividido em módulos, sendo que cada um deles vai contemplar uma área, atividade ou processo da empresa e, quando interligados, permitirão ao microempreendedor compreender a operacionalidade do seu negócio. Esta é uma das grandes vantagens, um sistema modulado as necessidades da organização.

De modo geral, o empreendedor deve avaliar as peculiaridades do seu negócio e verificar qual ERP é o mais adequado a sua realidade. Pensando nisso, vejamos algumas vantagens de um sistema ERP:

1. Maior eficiência operacional

Não há dúvida que ao implementar um sistema ERP a empresa passa a ter uma maior eficiência operacional e consequentemente maiores ganhos de resultados.

Um sistema ERP otimiza o planejamento das operações e simplifica todo o processo de coleta e análise de dados, uma vez que todas as informações passam a fazer parte de um único sistema, reduzindo a manutenção e a comunicação de diferentes bancos de dados.

O Flexnote é uma solução indicada para microempresários que querem ter uma melhor gestão do negócio. O sistema é customizado conforme às necessidades do cliente, podendo adquirir módulos conforme o orçamento.

Investir em um ERP é a melhor alternativa para se tornar mais competitivo e impulsionar o negócio.

2. Redução de custos

Eliminação de planilhas, agendas, tabelas e inúmeras outras ferramentas manuais que faziam parte da rotina da empresa. O sistema ERP é um grande aliado na redução de custos e na otimização dos processos.

Com a implementação do sistema é possível reduzir (ou eliminar) gastos com mão de obra para tarefas muitos específicas, isso gera tempo para ser aplicado em tarefas que realmente são importantes, como marketing e parcerias, por exemplo.

Outra grande vantagem é o controle de estoque, que passa a ser todo automatizado, desde cadastro de clientes, faturamento de nota, controle de produtos, etc. O gestor consegue extrair informações detalhadas e tem mais tempo para analisá-las, podendo identificar produtos que não têm tanta demanda ou ainda eliminar gastos desnecessários.

3. Padronização dos processos

Ao adotar um sistema ERP a empresa passa a contar com um planejamento mais eficiente na gestão financeira da empresa. Isso assegura que os processos sejam padronizados e haja uma simplificação no controle das informações, além de reduzir o tempo das atividades e reduzir os erros operacionais.

A adoção de um sistema ERP automatiza o cotidiano, melhora o fluxo de trabalho e auxilia o microempreendedor no processo de tomada de decisão, já que com alguns cliques é possível ter em mãos relatórios gerenciais eficientes.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e conheça o Flexnote, um ERP para pequenas empresas, e todos os nossos serviços. Esperamos por você!

One Comment

  1. talmaloneda cruz

    Muito bem explicado a maneira como funciona o sistema, estou desenvolvendo um trabalho de final de curso com esse tema. Obrigado e sucesso !!

Comments are closed.